Documento comprova que há 2 anos atrás juiz já tinha determinado a devolução dos veículos.

Ainda sobre as investigações que estão sendo realizadas pela Corregedoria de Justiça, envolvendo agentes públicos e ao menos três magistrados, é preciso saber separar o joio do trigo, para que pessoas possivelmente inocentes mão sejam maculadas.D

Isso porque, segundo um dos mais renomados advogados da região, com profundo conhecimento na área criminal e que pede para ter seu nome preservado, é bastante provável que o juiz Andre Strogenski, titular da 1ª  Vara Criminal,  tenha sido vítima de uma determinada situação até então bastante estranha e inusitada.

ADVOGADO GARANTE  QUE ACUSAÇÕES NÃO PROCEDEM

“Acho difícil, para não dizer quase que impossível, que o Dr. André tenha cometido os deslizes que estão sendo investigados. Trata-se de um  juiz simples, atencioso, com  bom conhecimento na área criminal  e que talvez detenha o menor patrimônio de todos os magistrados, possuindo, ao que se saiba,   apenas um carro e uma casa relativamente modesta. Seu patrimônio é reconhecidamente pequeno. As decisões proferidas por ele sempre foram  geralmente corretas e se algum dia ele inocentou ou condenou alguém de forma indevida, justamente para isso existem os advogados, o MP e o Tribunal de Justiça para reformar as decisões. A verdade é que os  processos iniciam  aqui, mas sempre terminam nos tribunais su´periores e nunca, em 20 anos de atuação, nada nesse sentido foi sequer  cogitado contra este juiz.”, defendeu o causídico.

E completou. “Essa acusação de que ele teria emprestado carros apreendidos para algumas pessoas, instituições ou ONGs, por exemplo,  é uma acusação injusta e algo absolutamente corriqueiro no Judiciário, sobretudo quando os carros são clonados e não possuem donos. Ou seja, os carros cedidos não tinham donos, ninguém foi prejudicado pelo magistrado pelo uso dos veículos. Mesmo assim, em 2022, ele determinou o cancelamento das autorizações de uso e mandou devolver todos os veículos ao Forum.  E digo mais:

  • O caso de Buiu, não foi o Dr. André quem soltou. Essa foi uma decisão do TJBA de que ele ficasse na condição de prisão domiciliar humanitária e o juiz, como titular da Vara de Execuções Penais, apenas cumpriu  decisão superior e o mandou para casa. Se Buiu  fugiu depois, o magistrado não tem nada a ver com isso, ele apenas fez o que tinha que ser feito.
  • A libertação do Romarinho é outra acusação totalmente infundada, pois ele foi condenado pelo juiz, cumpriu sua pena e só estava preso por que  contra ele pesava ainda  um único outro processo, o qual já estava prescrito. Ou seja, o juiz foi provocado pelos advogados de defesa e apenas cumpriu o que determina a lei e o soltou.
  • Dizer que um preso teria tido uma conversa com a esposa em  telefonema  interceptado pela Polícia,   dizendo que o juiz supostamente “vendia sentenças”, essa é  uma conversa normal entre os presos e não merece a mínima credibilidade, já que presos geralmente se revoltam contra os juízes e inventam teorias de acordo com a cabeça deles. Aliás, eles passam os dias inteiros só  pensando nisso e como poderão  ser libertados. Casualmente o preso que falou isso foi condenado pelo Dr. André. Ora, se ele vendesse sentenças esse preso  falastrão teria sido absolvido e não condenado.
  • A acusação de que teria ocorrido um homicídio com ordem dada de dentro do Forum também não se sustenta. Conheço bem esse caso. Quem teria mandado matar uma pessoa é um Policial Militar e que não possui nenhuma relação com o juiz.
  • As demais suspeitas, de suposta advocacia administrativa por parte de sua assessora, também me parecem infundadas, até porque os promotores criminais estão  sempre acompanhando os processos e as decisões, e eles chegam a ser chatos de tanto que pegam no pé dos magistrados, fiscalizam e recorrem de decisões que eventualmente libertem alguém.

TORCIDA PELA VOLTA

E concluiu sua linha de raciocínio. “ o que eu quero mesmo, enquanto advogado, é que essas investigações sejam concluídas o mais rápido possível. Se já era ruim trabalhar com 7 juízes, com 4 ficou quase que impossível, mesmo com a vinda de juízes substitutos. Vai atrasar muito a nossa vida e as dos clientes, eles vão ter que analisar os processos praticamente do zero novamente. Por outro lado, realmente existiam juízes que estavam maltratando a classe, se negando a receber advogados, abusando de sua autoridade, beneficiando advogados amigos e demorando anos para concluir um processo. Sobre suposto enriquecimento ilícito, não sei dizer, cabe à Corregedoria investigar.

Só sei que os abusos precisam acabar de vez em nossa cidade. A Justiça deve tratar a todos  de forma igual, e isso o Dr. André fazia e é por isso que torço muito pela sua volta. Creio que ele é um magistrado íntegro. Mas ainda bem que nós temos outros juízes excelentes, como a Dra. Michelle, Dra. Nêmora, Rodrigo Bonatti e outros. Também temos alguns bons promotores, pessoas boas e bons profissionais. O bom disso tudo é que possivelmente daqui para frente as coisas tendem a melhorar”, finalizou o advogado.