* Blog do Miro (www.blogdomiro.com)
Para quem não sabe, através da nova Lei 13.465/17, que possibilitou aos Municípios regularizem grande parte dos seus imóveis, ao criar a extinta SEPLAN, ou seja, uma Secretaria voltada apenas para essa finalidade, o prefeito Jânio Natal teria tudo para deixar registrado seu nome na história de Porto Seguro.
E, no nosso caso, não foi apenas uma simples Secretaria a mais ou qualquer. Na verdade foi uma das principais Secretarias da atual administração. Nunca uma Secretaria, ainda mais embrionária, recebeu tantos recursos e apoio, seja pela quantidade de pessoas envolvidas e nomeadas, seja pelos equipamentos recebidos, carros, motoristas, gasolina e tudo o mais que envolve uma Secretaria destinada a realizar um trabalho tão importante.
O prefeito Jânio Natal fez a aposta certa. Nenhuma outra Secretaria destinada às REURB do Extremo Sul baiano recebeu tamanha infraestrutura. E quem recebe seu imóvel regularizado, às vezes fruto de uma vida inteira de trabalho, é claro, nunca esquece.
O GRANDE ERRO
Só que o prefeito, cujo defeito maior é apenas ouvir os que o cercam e o paparicam – que é, aliás, o que os gestores geralmente mais gostam – errou e errou muito feio quando nomeou um secretário absolutamente despreparado e uma assessoria jurídica – para se dizer o mínimo – que não conseguiram captar a essência do projeto e o papel preponderante que a referida Secretaria poderia trazer em termos de retorno e capital político para o gestor. Ou seja, votos. É óbvio, o que um prefeito quer e precisa é de votos. Na política não existe pontos sem nós.
E, é claro, o resultado não poderia ter sido diferente, um fiasco quase que total, cujo quadro catastrófico somente há pouco começou a ser modificado, com a nomeação do novo secretário interino, o competente advogado Rodrygo Gonzales, e que imprimiu uma política dinâmica e de resultados efetivos, embora o tempo seja relativamente curto para consertar tamanhas trapalhadas deixadas pela gestão anterior.
Escutar os “inimigos”, para um prefeito, geralmente é mais proveitoso do que escutar apenas os “amigos”.