Confesso que os anos de vida e com a experiência acumulada, dificilmente alguém vai me ver novamente fazendo uma defesa apaixonada por um determinado candidato. Mas existem, é claro, raras e honrosas exceções. E eu não tenho dúvida nenhuma de que o pré candidato Loredano Aleixo, em Cabrália, é uma delas.
E eu ouso falar isso por um motivo muito simples: eu conheço Loredano há pelo menos uns 20 anos, sei quem ele é, sei o que pensa, sei como age e, sobretudo, sei do compromissso, da vontade e do amor que ele, como nenhum dos outros candidatos, sente pela cidade que sonha em administrar, a qual ele escolheu para viver com sua família e amigos.
Loredano é, sim, acreditem, um candidato diferenciado e é nos pequenos detalhes – e na conduta ilibada – que a gente vê quem é quem.
Loredano, para quem não o conhece, é hoje um dos advogados mais respeitados e competentes da região, e que poderia muito bem deliciar-se com tudo que conseguiu honestamente conquistar em sua invejável e bem sucedida trajetória profissional.
Ele definitivamente não é apenas mais aventureiro qualquer e que vê na Prefeitura de Cabrália uma oportunidade para ampliar o seu patrimônio, que é o que muitos querem.
A SIMPLICIDADE EM PESSOA
Muito pelo contrário, sujeito extremamente simples, capaz de andar de mochila e de motocicleta para lá e para cá – ele simplesmente não liga para carros luxuosos ou qualquer tipo de ostentação – completamente avesso a ternos e gravatas, preferindo usar camiseta branca Hering, sua marca registrada, é comum encontra-lo diariamente na prefeitura, onde, mesmo sem mais precisar, cumpre rigorosamente suas obrigações e mantém a sua condição de procurador concursado, sempre atencioso e ensinando a todos os servidores os princípios que devem nortear uma administração pública.
Mineiro, com mais de 30 anos de Cabrália, nunca se ouviu – nem lá nem aqui – que algum dia ele estivesse envolvido em qualquer tipo de irregularidade, seja como servidor público, seja como advogado. E olha que oportunidades, com certeza, não lhe faltaram.
O DESAPEGO PELO PODER
Outra coisa que difere Loredano dos demais políticos, é o seu mais completo desapego pelo poder. Como ele mesmo costuma dizer, ele não deseja ser prefeito para andar a tiracolo de deputados e governadores, refestelando-se em viagens, jantares ou reuniões, na esperança de se tornar um semideus, cheio de orgulho, vaidade e prepotência, caminho geralmente percorrido por pelo menos 99% dos ditos políticos profissionais e que, uma vez eleitos, nunca mais querem viver longe das benesses do poder.
Loredano é um sujeito diferente. Ele ama realmente Cabrália. Ele quer porque quer ver a cidade sair do marasmo e do atoleiro em se meteu, após uma série de administrações desastrosas, onde o Município estagnou, enquanto ex-prefeitos saíram ricos, o que não pode mais ser tolerado pela sua população.
A POBREZA DE CABRÁLIA
Sim, hoje a bucólica cidade vizinha, em que pese tenha melhorado um pouco com o prefeito Agnelo, infelizmente é uma cidade pobre, sem renda, sem capacidade de arrecadação tributária, sem obras, sem saúde, sem educação e, o principal, com um povo sem auto estima.
Cabrália, mesmo com todas as suas belezas naturais e elevado potencial turístico, simplesmente parou no tempo. Pior, parece que retrocedeu. Chega a dar dó. Os empresários não investem, os imóveis não valorizam, ninguém acredita, e a cidade, ao contrário de Porto Seguro, definha a olhos vistos.
É chegada a hora da mudança. Mas mudança positiva, para melhor, pensando no futuro. Ou muda com Loredano, ou afunda de vez. É simples assim. A grande verdade é essa. Não tem outra opção.
A população precisa entender de uma vez por todas que políticos geralmente são iguais. Eles mentem, são dissimulados, em períodos eleitorais prometem mundos e fundos, abraçam, distribuem sorrisos, patrocinam até chá de bebês. Mas bastou serem eleitos, logo tratam de soltar suas garras e de mostrar a que vieram.
Tenho certeza de que Loredano tem tudo para elevar Cabrália à condição que ela merece e que precisa. Que o eleitor tenha sabedoria para saber separar o joio do trigo. Eu votaria em Loredano sem pensar duas vezes.