Em que pese a princípio as acusações possam parecer graves, e justamente por isso devem ser apuradas e, se for o caso, os eventuais culpados punidos exemplarmente, corre solto pelas ruas e rodas da cidade um sentimento de consternação, carinho, apoio e solidariedade ao juiz criminal André Strogenski,  magistrado que reside em Porto Seguro há uns 20 anos, que conquistou o respeito e o carinho de muitos e do qual nunca se ouviu falar absolutamente nada que desabonasse sua conduta.

Aliás, se ouviu sim. Mas se ouviu falar como sendo um juiz duro, fiel à lei, de caneta relativamente pesada quando necessário, mas extremamente humano e ponderado para com aqueles que mereceram uma visão mais humanista da sua parte em suas sentenças.

DURO SIM, MAS CORRUPTO NÃO

Mas como juiz corrupto, maldoso, vendedor de sentenças e envolvido com o crime organizado, jamais.  Nem pensar. Até porque todos que o conhecem sabem do seu patrimônio modesto. Como meu saudoso  pai dizia, juiz ganha até bem, mas tem uma responsabilidade enorme e  rico não vai ficar nunca.

Verdade é que errar todo mundo erra. Juiz é um ser humano como qualquer outro. Só não pode é condenar inocentes e nem libertar culpados, muito menos favorecer empresários e se valer do seu cargo para receber favores indevidos em detrimento do direitos de outro. Aí a situação muda de figura.

E é  justamente pelo fato do seu nome ter sido colocado no mesmo rol  dos demais acusados  – sem querer  desqualificar os demais, pelo menos até prova em contrário –  que fica a dúvida sobre a veracidade das acusações.

RODEADO DE COBRAS

Talvez o único e maior  erro do Dr. André foi ter permitido que advogados, antes considerados de porta de cadeia, estivessem frequentando quase que diariamente a 1ª Vara Criminal em busca de evitar a prisão ou de  libertar presos reconhecidos como criminosos perigosos, o que infelizmente acontece nos quatro cantos do Brasil, embora isso faça parte da atividade criminal.

Fora isso, pelo menos a prima facie,  não se cogita  a hipótese de envolvimento do referido magistrado com os supostos crimes que  estão sendo investigados. Mas difícil mesmo é encontrar alguém que não goste ou não simpatize com o Dr. Andre em Porto Seguro. Que ele possa ter uma boa sorte!