A matemática é uma ciência exata. As pesquisas nem tanto. Por isso existe sempre uma margem de erro, em geral em torno de 5% dos votos.

Considerando que Porto Seguro tem aproximadamente 115 mil eleitores, dos quais possivelmente votarão no mínimo 75.000, o resultado da pesquisa de hoje, com Cláudia Oliveira com quase 20% de votos à frente,  significa dizer que o segundo colocado, no caso o prefeito Jânio Natal precisaria reverter, na melhor das hipóteses,  entre no mínimo 15.000 votos, podendo, na pior das conjunturas, chegar a 18.750 votos.

Ou seja, a quase 20.000 votos, para disputar de igual para igual. Com um detalhe importante: os mesmos movimentos eleitorais que ele vier a fazer, com certeza Cláudia tem condições de fazer igual ou até mesmo melhor, vez que não se trata de nenhuma marinheira de primeira viagem.

RACIOCÍNIO LÓGICO

E isso o prefeito tendo começado sua campanha há mais de 90 dias atrás, distribuindo cargos, dinheiro e vantagens a quem se filiasse com ele, sendo que a campanha da deputada, fora do cargo, limitada e de poucos recursos, foi iniciada na realidade praticamente nessa última semana, com o encontro das mulheres no Clube dos 40 e a sua  caminhada no bairro Pacatá.

Nesse sentido, não precisa a pessoa ser muito inteligente ou ser um profundo conhecedor da política, para imaginar se existe a mínima condição de reversão do quadro político atual.

O tradicional chororô em situações parecidas como a nossa é normal. Só não nos parece normal alguém ainda acreditar nas falácias de que as pesquisas são falsas e que, no fim e o ao cabo, o prefeito ainda consiga se reeleger.

Quem apostar qualquer quantia no sonho da reeleição, com certeza vai perder seu precioso dinheirinho. Anotem aí e me cobrem!